Deixe um comentário

» Consilium

CARTA APOSTÓLICA

SOB FORMA DE MOTU PROPRIO

CONSILIUM

DO PAPA JOÃO XXIII

A 25 de Dezembro do ano passado, 1961, festa do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, actuando uma decisão longamente amadurecida no Nosso espírito, e ao mesmo tempo satisfazendo a expectativa comum do mundo católico, com a Constituição apostólica «Humanae salutis» convocámos para o corrente ano de 1962 a celebração do Concílio Ecuménico Vaticano II.

Agora, depois de atenta reflexão, e com o fim de darmos aos participantes do Concílio a possibilidade de predisporem com tempo todas as coisas, determinamos estabelecer para o dia 11 do próximo mês de Outubro a inauguração do Concílio Ecuménico Vaticano II. Escolhemos esta data sobretudo por este motivo: porque ela se prende à lembrança do grande Concílio de Éfeso, que teve suma importância na história da Igreja.

Ao aproximar-se tão solene assembleia, não podemos deixar de exortar, ainda uma vez, todos os Nossos filhos a intensificarem sempre mais as suas orações a Deus pelo feliz êxito deste acontecimento, ao qual estamos aplicados juntamente com os Nossos veneráveis Irmãos e dilectos Filhos directamente empenhados nos trabalhos de preparação do mesmo Concílio, e em união com todo o clero e povo cristão, que vivamente o esperam. Os frutos que ardentemente desejamos desta celebração são sobretudo estes: que a Igreja, esposa de Cristo, revigore sempre mais as suas divinas energias e, na mais vasta medida, estenda a sua benéfica influência às almas dos homens. Deste modo, há motivo para esperar que, volvendo mais confiadamente o olhar para Cristo, «lumen ad revelationem gentium», os povos — especialmente aqueles que com tanta dor vemos sofrer por motivo de desventuras, discórdias e lutuosos conflitos — possam, finalmente, alcançar uma verdadeira paz, no respeito dos direitos e dos deveres recíprocos.

Por isso, após madura deliberação, por motu proprio e em virtude da Nossa autoridade apostólica, estabelecemos e decretamos que o Concílio Ecuménico Vaticano II tenha início no dia 11 de Outubro do corrente ano.

Dado em Roma, em S. Pedro, no dia 2 de Fevereiro, festa da Purificação da bem-aventurada Virgem Maria, do ano de 1962, quarto do Nosso Pontificado.

JOÃO XXIII, PAPA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s